Orgulho Autista


 

Olá, tudo bem?

*Antes de começar preciso dizer que cada autista tem suas próprias dificuldades e habilidades. Nenhum autista é igual ao outro. O que é difícil para mim pode ser fácil para você assim como o que pode ser fácil para mim pode ser difícil pra você. Portanto é importante não haver comparações entre autistas. O seu processo pode ser diferente do meu. Cada um tem sua própria trilhas, mas o que quero dizer é que, mesmo tão diferentes entre nós, todos somos capazes!

Quero falar um pouco sobre o orgulho autista. E este dia é a minha primeira vez depois do diagnóstico em que comemoro a data. 

Ainda sei muito pouco sobre o espectro, pois o material ainda é complicado de achar, principalmente em língua portuguesa. Então muito do que busco é em inglês mesmo. Mas o que quero falar aqui reflete apenas um pensamento meu sobre esta necessidade de autoafirmação.

Porque é necessário termos orgulho do que somos?

Porque durante muito tempo já fomos rotulados com adjetivos muito pejorativos, seja pelo nosso jeito de ser, falar e se comportar.

Então penso, qual o problema de revelar seu autismo ao mundo neurotípico? Alguns não querem porque têm receio deste rótulo, mas fico pensando, e os rótulos que já recebemos a vida inteira vão permanecer?

Digo isso porque é muito comum sermos rotulados de preguiçosos, lerdos, burros, sem iniciativa, desatentos, frios, desinteressados, irresponsáveis etc. E isso tudo porque não entendem a maneira de como o nosso cérebro funciona. Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Isso significa que não somos assim por escolha e sim pelo funcionamento diferente da nossa mente.

Nós não fomos feitos para o mundo neurotípico. Mas se nos derem asas, podemos voar mais do que um foguete. Se nos derem condições para nos desenvolvermos sem pressões, com estímulos certos, com terapias e principalmente apoio da família iremos muito longe. Mas só tem um jeito de conquistar tudo isso: criando coragem e assumindo o nosso autismo para todos. Afinal, faz parte do que somos.

Com certeza a jornada não será fácil pois você irá passar por muitos preconceitos, descréditos e desconfianças. Mas com certeza você estará contribuindo para um bem maior. Autistas precisam ser vistos para serem lembrados. Só se conquista algo na base de muita luta.

Longe de mim ser militante, evito ao máximo isso. Mas não podemos negar que precisamos nos enxergar mais e fazer com que os outros nos enxerguem e vejam o lado bom e brilhante do TEA, assim como o lado difícil e desafiador.

Então sim, assuma sua personalidade com todos os defeitos e qualidades. Seja orgulhoso de quem é e exija seus direitos! Não é uma questão de "frescura", é necessidade!

Até Mais!


Comentários